Segunda-feira, 8 de Novembro de 2004

Votos



"Já tinha compreendido a única maneira de fugir à confusão das ilusões: o Refúgio nas Três Joias Preciosas (Buda, Dharma e Sangha), mas apesar de há muito tempo ter, no meu coração, iniciado esta via
espiritual, só durante este último Retiro tomei Refúgio e fiz votos de
Bodhisattva, com o Venerável Lama Denys, assistido pelo Lama Trinlé.
O Retiro foi magnífico; teve tanto de aquisição de conhecimentos
como de pura magia. As energias abertas pelas correntes de Partilha e pelas práticas de Meditação ainda só agora começaram a dar frutos: manifestações de alegria e amor.
O momento da cerimónia dos votos de compromisso numa vida
dedicada ao bem de todos os seres encheu-me os olhos de lágrimas e o coração de uma ternura infinita. Preencheu-me o corpo de uma força inabalável. É a confiança de que falou o Lama Denys (por oposição à crença). A crença pode ser causadora de males involuntários. É pela crença na Verdade que queremos impôr valores aos outros, é pela crença que nos consideramos detentores da Verdade e é essa crença que legitima os actos. A crença num Deus legitimou as Cruzadas Medievais e continua a legitimar todas as guerras da actualidade.
Pelo contrário, a Confiança tem como consequência a entrega. Quando confiamos, entregamo-nos. A diferença entre crença e confiança parece dúbia, mas envolve profundas diferenças. Pela crença, convertemos os outros, querendo-os salvar.
Pela confiança entregamo-nos aos outros, passando a fazer parte deles e, consequentemente, eliminamos o conceito de "outros".
Esta dualidade eu/outros que nos habituamos a fazer deixa de existir quando fazemos parte deles, integrando-nos passamos a ser "eles"/"nós", um. A Confiança destrói barreiras.
A Confiança engloba num único círculo todos os seres.
Confio na Tripla Joia. Confio também no Karma (nas leis universais de causalidade expressas por Buda) e assim sei, com confiança que qualquer dos meus actos voluntários modifica a minha própria consciência agora e no futuro. Confio no Dharma (nas palavras de Buda e dos seus seguidores) e assim sei, com confiança, onde posso ir buscar a coragem quando o medo aparecer. Confio no Sangha (aqueles que vivem de acordo com as leis básicas expressas por Buda e pelos Mestres Budistas) e assim sei, com confiança, que não estou só, sei que posso tropeçar, porque eles não me deixarão cair. A Confiança dá-nos a serenidade para caminhar na vida abertamente sem olhares fugidios.Confiar implica actividade, ir em frente e assim seguirei. A propósito do Retiro e dos Votos, o nome com que percorro a via espiritual define a difícil tarefa que me comprometo a atingir para oferecer a todos os seres: ser equânime.

publicado por Isabel às 20:15
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De aneto a 10 de Novembro de 2004 às 20:18
parabéns pelos votos, espero que continues a percorrer o teu caminho espiritual com êxito, tranquilidade e muito amor... um beijo
De Chumani a 9 de Novembro de 2004 às 09:59
Ter saudades de um sítio onde nunca estivemos chama-se ter saudades de casa. Voltar a casa é conhecer-nos e re-conhecer-nos. Não acrescentar nada, não tirar nada.
De Carlos UBP - Porto a 8 de Novembro de 2004 às 21:43
Olá =) é estranho.. ao ler as tuas palavras fiquei com saudades.. mas como posso eu ter saudades dum sítio onde não estive? Deixaste-me com água na boca, com vontade de ter estado lá, como deves ter deixado muitos dos que leram o teu post. A tua linguagem simples acabou com uma palavra que eu não conhecia "equânime", que fiquei a saber que significa: "que é de ânimo igual; que tem igualdade de ânimo na prosperidade e na adversidade, prudência, imparcialidade; justiceiro; imparcial". Embora não te conheça, sei que é uma definição que te cai como uma luva, ou pelo menos é essa a ideia que tenho. Abraço...

Comentar post

.sobre mim

.pesquisar

 

.links

.pensamentos recentes

. Natal - tempo de PAZ

. procure a riqueza em si

. a vida

. amor-cisne

. como distinguir o amor ve...

. meu amor

. dor amor

.tags

. todas as tags

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds