Quinta-feira, 21 de Setembro de 2006

emoções perturbadoras

 A meditação conduz à libertação de todas as emoções perturbadoras, causadoras de sofrimento. Raiva, inveja, aquisitividade ou carência, orgulho, ignorância, apego são emoções perturbadoras que devem ser evitadas assim que surgem pois têm a capacidade de nos afastarem da verdadeira felicidade.


ashesandsnow.jpg foto de  Gregory Colbert


O caminho de um Bodhisattva reside na generosidade. Eu penso que a generosidade começa numa enorme atenção aos outros. Quando temos os sentidos toldados pela raiva, pela inveja, pelo orgulho, pelo apego não conseguimos a lucidez necessária para olharmos os outros de modo a oferecer-lhes o mérito que eventualmente possamos ter atingido. O treino na generosidade, a concentração na virtude e no compromisso da dedidação aos outros -o caminho do Bodhisattva- deve começar com um treino intenso da atenção total. Parece-me que essa atenção perfeita e completa só é possível através da consciência de si próprio em todos os momentos... por outras palavras, apenas é possível através da meditação. Claro... a generosidade deve começar por uma atitude sincera de oferta que podemos resumir na dedicatória "Enquanto houver espaço, enquanto aí existirem seres possa eu também permanecer para dissipar a dor no mundo"


Pensem nisto: quando decidimos fazer algo por nós próprios, podemos facilmente ser tomados pela preguiça ou cansaço e desistir ... mas quando decidimos fazer algo por uma outra pessoa... bom, aí pensamos duas vezes antes de desistir, não é? que dizer então quando nos empenhamos por todos os seres?


... buscarei incessantemente a felicidade para todos os seres...

publicado por Isabel às 01:58
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De Ricardo a 27 de Setembro de 2006 às 23:05
Sinto uma enorme gratidão por saber que há pessoas que procuram e tentam evoluir, chegando á confortadora conclusão de que o que é melhor para os outros é melhor para nós, e que praticando o bem recebemos o bem. Não numa perspectiva de receber, mas de descobrir que que a dualidade está base de todos os problemas, nós não somos diferentes dos outros nem do resto, somos configurações energéticas diferentes com um potencial particular. Teimamos em seguir ilusões decorrentes da ignorância (que penso não ser uma emoção mas falta de conhecimento), a maioria das quais (as ilusões)nos foram ensinadas enquanto crianças. Fiquemos felizes por saber que há oportunidade de libertação, nesta ou noutras vidas!! Fica bem
De IsabelBodhisattva a 24 de Setembro de 2006 às 16:42
É evidente que não mato insectos; já basta destruir os seres que não posso evitar, como com o carro, por exemplo ou as bactérias... é tão fácil enxotar, para quê matá-los?
De joao a 22 de Setembro de 2006 às 15:58
já me aconteceu pegar em formigas com papel e soltá-las nas ervas. Mato os mosquitos quando sei que estes podem picar os meus filhos. Acho que se trata de uma consciência que se pode treinar. Sabes que no Tibete demorava-se anos a construir um edifício por causa das larvas que estavam na terra? Na nossa sociedade seria impensável !!! Apenas tento minimizar o sofrimento dos outros seres dentro do possível, claro… e não, não uso o Dum Dum!!!
De filipe a 22 de Setembro de 2006 às 12:19
e quando tens a cozinha cheia de formigas (ou baratas) ainda pensas na felicidade delas ou usas o dum dum?
De joao a 21 de Setembro de 2006 às 11:02
A mente treina-se como um músculo. Moldamo-la e purificamo-la através da meditação e da atenção consciente dos nossos actos, emoções e pensamentos no dia a dia.

O esforço perfeito tal como é descrito por Buda no Nobre Caminho Óctuplo é fundamental neste nosso objectivo. Basta ter força de vontade, determinação e o caminho pode começar a ser percorrido realmente!!!
As mudanças interiores e exteriores são óbvias e reais.

Que esta vida seja em benefício de todos os seres!!!

Comentar post

.sobre mim

.pesquisar

 

.links

.pensamentos recentes

. Natal - tempo de PAZ

. procure a riqueza em si

. a vida

. amor-cisne

. como distinguir o amor ve...

. meu amor

. dor amor

.tags

. todas as tags

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds