Sexta-feira, 11 de Março de 2005

desumanização

skuugeli.gif “A linguagem (dos doentes) é curiosamente homogénea, monótona, uma sucessão de clichés e um jargão que define um idioma que emudece a singularidade do sofrimento. E os médicos parecem também não saber ouvir porque, como os doentes, acreditam na objectivação imagética da doença. (…) As novas tecnologias abafaram a exploração semiológica pelos sentidos e, ao mesmo tempo, subtraíram o valor terapeutico de gestos tão simples como o tocar.A decisão ética corre o risco de se tornar um frio exercício de soberba moral, indiferente à face humana do sofrimento…” Palavras do Professor Catedrático João Lobo Antunes em conferência na Universidade de Aveiro. O sofrimento e a desumanização parecem persistir lado a lado com a hiper-evolução tecnológica. “Desumanização do ser humano”: é impressão minha ou esta expressão é paradoxal?
publicado por Isabel às 21:24
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De mysticat a 12 de Março de 2005 às 03:45
Eu gostaria de pegar nas suas palavras e perguntar-lhe o seguinte:

Porque é que não tem por hábito responder aos comentários que recebe no blog?
Já deixei aqui uns quantos e é com tristeza que noto que nunca obtive feedback da sua parte. Nada mais do que pura indiferência...
É estranho ler parágrafos tão cuidadosamente escritos a falar de Luz, Paz, Karma, Amor, compaixão, dar a mão ao próximo, quando, no fundo, nem sequer responde a simples comentários. Não acha isto igualmente paradoxal?

Um bem Haja,
filipa.

Comentar post

.sobre mim

.pesquisar

 

.links

.pensamentos recentes

. Natal - tempo de PAZ

. procure a riqueza em si

. a vida

. amor-cisne

. como distinguir o amor ve...

. meu amor

. dor amor

.tags

. todas as tags

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds