Domingo, 19 de Junho de 2005

caminho

caminho.jpg 

"Naturalmente, as pessoas que desejam chegar a casa não são aquelas que meramente se sentam e pensam em viajar. Elas devem, de facto, iniciar o processo de viagem passo a passo e na direcção certa. Se tomarem o caminho errado, podem correr dificuldades como deparar-se com pântanos ou outros obstáculos difíceis de ultrapassar. Ou podem encontrar situações perigosas na direcção errada e, consequentemente, nunca chegar a casa. Aqueles que chegam a casa podem relaxar. Mas se o viajante apenas passar em frente à casa ou nas suas imediações não obterá nenhum proveito de ter palmilhado o caminho. De certa maneira, caminhar na senda do Buda-Dharma é algo que cada um de nós tem de fazer individualmente. Temos de viajar pelo caminho certo da moralidade, concentração e sabedoria até alcançar as bênçãos da pureza, radiância e paz de espírito que são os frutos de viajar pelo caminho. Contudo, se alguém apenas tem o conhecimento dos livros, sermões e sutras, ou seja, apenas conhece o mapa da viagem, nem em cem vidas conhecerá a pureza, radiência e paz de espírito. Ao contrário, apenas desperdiçará tempo. Depois de ouvir os professores falar, caminhar ou não pelo Caminho, praticando por nós próprios e, consequentemente, colher os frutos da prática, depende inteiramente de nós." BODHINYANA -Teachings of Ven. Ajahn Chah

publicado por Isabel às 14:07
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De bloggada a 28 de Junho de 2005 às 03:20
A vida não teria este sabor se não encontrássemos dificuldades. O ser humano define-se pelos desafios que encontra pelo caminho. Como podemos saber o que é um dia quente se não passarmos pelo frio de um dia de Inverno? Como saber o que é o Bem se não passarmos pelo Mal? Como escrevi num artigo meu, sentimo-nos muitas vezes um grande vazio e, apesar de tudo, passamos a vida em correria, procurando preencher todos os espaços de tempo. Será que não precisamos do silêncio e da reflexão para preenchermos esse vazio?
De Jamour a 22 de Junho de 2005 às 15:07
Se alguém ainda não se encontrou deveria ler este texto com alma. Todos os caminhos e escolhas passam por nós. Nós somos as respostas dos nossos actos. Obrigado pelo o texto.
De toix a 19 de Junho de 2005 às 21:10
eSTE TEXTO É MUITO BONITO E MUITO ESTIMULANTE. Obrigado.

Comentar post

.sobre mim

.pesquisar

 

.links

.pensamentos recentes

. Natal - tempo de PAZ

. procure a riqueza em si

. a vida

. amor-cisne

. como distinguir o amor ve...

. meu amor

. dor amor

.tags

. todas as tags

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds