Terça-feira, 20 de Junho de 2006

ego

buddhism.JPG A ilusão do ego individual

do livro "Le Dharma et la Vie", de Lama Denis Teundroup; nascido em Paris em 1949, Lama Denis encontrou o Budismo durante uma viagem à Índia em 1968. É o mais antigo dos discípulos ocidentais de um dos grandes mestres tibetanos do séc. XX, Kalou Rinpoche. É responsável pelo Institut Karma Ling.


O dharma explica a formação do ego pelos seus cinco constituintes, chamados em sânscrito skandha. Podem ser explicados em cinco etapas:

Antes do nascimento do ego, à partida, o espírito no instante primeiro é o terreno fundamental da energia pura não dualista, sem conhecedor nem conhecido, aberto e solto, sem centro, nem periferia, como o espaço. O nascimento da ilusão é antes de mais o de uma diferenciação: o espaço começa a ser percepcionado, começa a existir como alguma coisa para uma observação que o percepciona, nasce uma distinção. É o início da cisão: sujeito-objecto, o nascimento da dualidade.
Com efeito, este diferenciamento inicial pode constituir-se em relação a qualquer ponto de referência nos domínios das diferentes faculdades sensoriais: visual, auditivo, olfactivo, gustativo, táctil ou mental. Esta referência primeira é chamada "forma". É o primeiro nível do ego: o skandha da forma.

Uma forma visual é uma representação qualquer do domínio visual, por exemplo, o espaço indefinido mas distinto, ou um pedaço de espaço delimitado, um contorno, uma referência visível seja ela qual for. Mas a este nível inicial, é uma experiência nua, despojada de conceito e de qualquer julgamento. É uma visão simples e silenciosa. Uma forma sonora seria uma vibração, antes de esta ressonância ser reconhecida, antes mesmo de se ter tomado em relação a ela uma posição qualificada, e antes de ser nomeada, identificada, antes de ter adquirido um sentido particular.
(Pode ler o texto completo no site da União Budista do Porto)


 

publicado por Isabel às 13:09
link do post | comentar | favorito
|

.sobre mim

.pesquisar

 

.links

.pensamentos recentes

. Natal - tempo de PAZ

. procure a riqueza em si

. a vida

. amor-cisne

. como distinguir o amor ve...

. meu amor

. dor amor

.tags

. todas as tags

.Dezembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds